JORGE POMBO - O alquimista dos sons

Artise - Associação dos Artistas de Sobradinho e Entorno

JORGE POMBO - O alquimista dos sons

Jorge_Pombo

JORGE POMBO - O alquimista dos sons

José Edmar Gomes - Folha da Serra - 24/01/2015

O celista e pesquisador de sons, Jorge Pombo, nasceu em Buenos Aires (Argentina), onde começou a estudar violão, aos 12 anos e, aos 17, foi aluno de um dos melhores guitarristas argentinos de toda a história: Oscar Alemán.

Em seguida, viajou de carona, durante três anos, pela América do Sul, quando pesquisou a música e as diferentes culturas sul-americanas.

Ao retornar desta viagem, passou a estudar violoncelo no Conservatório Nacional, com Emma Curti, solista do Teatro Cólon e, a partir daí, iniciou a sua carreira de celista profissional.

Jorge Pombo tocou em diversas orquestras e, paralelamente, desenvolveu atividades com teares artesanais, continuando suas pesquisas sonoras.

Seu trabalho artístico foi Influenciado pelo violoncelista suíço, Walter Smetak, radicado na Bahia.

Pombo morou no Espírito Santo, onde amadureceu suas pesquisas e começou a se apresentar em diversos espaços, a gravar com vários grupos. Inclusive, ele executou arranjos do maestro Alex Paz e do grupo América 4.

Incansável no trabalho musical, Pombo fez parcerias com outros músicos, desenvolveu trilhas sonoras para filmes, espetáculos de teatro e dança.

Foi nesta época que gravou o disco com músicas executadas exclusivamente nos instrumentos não-convencionais que ele próprio fabrica.

Aos poucos, Jorge Pombo foi saindo da mídia e se dedicando mais à pesquisa sonora, à criação e à elaboração dos instrumentos musicais não-convencionais, que estão disponíveis no seu website:

(http://www.jorgepombo.com.br).