Orquestra Villa-Lobos

Orquestra Villa-Lobos

Orquestra_Villa_Lobos

Orquestra Villa-Lobos apresenta clássicos e hits pop em espetáculo com entrada franca

Por: Luiza Piffero 11/12/2014

A Orquestra Villa-Lobos nasceu modesta, em uma aula com 12 alunos de flauta na Escola Municipal Heitor Villa-Lobos, na Lomba do Pinheiro. Hoje, 22 anos depois, conta com 42 integrantes de 11 a 21 anos e cumpre uma agenda de até 60 concertos anuais. Como não poderia deixar de ser, seu espetáculo de final de ano cresceu também.

Nesta quinta-feira, às 20h, cerca de 150 músicos se revezarão no palco do Teatro do Bourbon Country para celebrar mais um ano do projeto, em um espetáculo gratuito. Unem-se a eles convidados especiais como os músicos Leandro Maia, Marcelo Delacroix, Simone Rasslan e Álvaro Rosa Costa.

A Orquestra faz parte de um extenso programa de inclusão social por meio da música que atende cerca de 800 jovens na Vila Mapa, na periferia de Porto Alegre. É dessa iniciativa, mantida pela prefeitura da Capital em parceria com ONGs e empresas privadas, que vem o reforço para o concerto de hoje. Além da orquestra, estarão no palco entre 60 e 70 crianças e cerca de 80 jovens e adultos. É tanta gente envolvida que os preparativos começaram há meses.

É um trabalho imenso que começou em abril, listando o que precisamos em termos de luz, cenário, figurinos e logística. Os professores escrevem arranjos novos. E os ensaios começaram em agosto – explica a coordenadora e regente da orquestra, Cecília Rheingantz Silveira.

Como já é tradição, o repertório é montado principalmente por canções populares que ganharam arranjos inéditos, desdeChovendo na Roseira, de Tom Jobim, passando por Because, dos Beatles, até Locked Out of Heaven, sucesso recente de Bruno Mars. No programa de 21 músicas também não faltam obras clássicas de Teleman e Villa-Lobos, e muito menos a canção que batiza o espetáculo: Redescobrir, de Gonzaguinha. Algumas das obras serão apresentadas por toda a orquestra, outras por corais, em solos ou por conjuntos menores, como um regional de chorinho.

UM PROJETO DE SUCESSO

A Orquestra Villa-Lobos existe há 22 anos na Escola Municipal Heitor Villa-Lobos, na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre.

São 42 alunos, com idades entre 11 e 21 anos, sendo que a maioria tem entre 14 e 15 anos.

Costuma se apresentar entre 50 e 60 vezes ao ano e ultrapassou a marca de mil concertos.

Já se apresentou em Porto Alegre e interior do Estado, Brasília (DF), João Pessoa (PB), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA), além de Argentina e Uruguai.

Gravou os CDs O Trenzinho do Caipira (2002) e Olhos Coloridos (2008).

Lançou o DVD Orquestra Villa-Lobos Ao Vivo (2013).

É tema do livro Orquestra Villa-Lobos – Música Que Transforma (2012).

Por seu trabalho à frente da orquestra, a professora Cecília Rheingantz Silveira recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha, da Assembleia.

Como ajudar:

Para fazer doações à orquestra, entre em contato pelo e-mail orquestravillalobos@terra.com.br.

Concerto:

REDESCOBRIR

Orquestra Villa-Lobos

Quinta-feira, às 20h.

No Teatro do Bourbon Country (Rua Tulio de Rose, nº 80), fone (51) 3375-3700.

Entrada franca. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do local, a partir das 9h.